Ao ler as instruções, você pode ver que partes do texto estão destacadas em ' amarelo ' - esses são os nomes dos elementos do programa.
Além disso, o próprio programa pode mostrar onde este ou aquele elemento está localizado, se você clicar no link verde. Por exemplo, aqui "menu do usuário" .
Tal ponteiro mostrará o elemento desejado do programa.

Se o link verde apontar para um item do menu do usuário, ao clicar, o item de menu não será apenas mostrado para você, mas também aberto imediatamente. Por exemplo, aqui está um guia "funcionários" .
Às vezes é necessário prestar atenção não apenas em alguma tabela, mas em um determinado campo dessa tabela. Por exemplo, este campo especifica "telefone do cliente" .
Na forma de um link regular, você pode ir para outra seção da instrução, por exemplo, aqui está uma descrição do diretório de funcionários .
Além disso, o link visitado será exibido em uma cor diferente para que você possa navegar facilmente e ver imediatamente os tópicos que já leu.
Você também pode encontrar uma combinação os links e setas usuais na frente dele. Ao clicar na seta, o programa mostrará onde está o elemento desejado do programa. E então você pode seguir o link usual e ler em detalhes sobre um determinado tópico.
Se a instrução se referir a submódulos , o programa não apenas abrirá a tabela necessária, mas também mostrará a guia desejada na parte inferior da janela. Um exemplo é um diretório de nomes de produtos, na parte inferior do qual você pode ver "imagem do produto atual" .
Após inserir o módulo ou diretório desejado, o programa também pode mostrar qual comando deve ser selecionado na parte superior da barra de ferramentas. Por exemplo, aqui está o comando para "aditivos" novo registro em qualquer tabela. Os comandos da barra de ferramentas também podem ser encontrados no menu de contexto clicando com o botão direito do mouse na tabela desejada.
Se o comando não estiver visível na barra de ferramentas, o programa o mostrará de cima abrindo "Menu principal" .
Agora abra o diretório "Funcionários" . Em seguida, clique no comando "Adicionar" . Você está agora no modo de adicionar uma nova entrada. Neste modo, o programa também poderá mostrar o campo desejado. Por exemplo, aqui entra "cargo de funcionário" .
Nas instruções, clique consistentemente em todos os links verdes propostos para executar corretamente a sequência de ações desejada. Por exemplo, aqui está o comando "sair sem salvar" do modo adicionar.
Se um link para outra seção estiver enquadrado como este parágrafo, a outra seção estará intimamente relacionada ao tópico atual. Recomenda-se a leitura para conhecer o tema atual com mais detalhes. Por exemplo, neste artigo falamos sobre o design da instrução, mas você também pode ler sobre como essa instrução pode ser dobrada .
Este parágrafo sugere assistir a um vídeo em nosso canal do youtube sobre determinados tópicos. Ou continue estudando os recursos interessantes do programa 'USU' em forma de texto.
E o link para o tópico, para o qual o vídeo foi filmado adicionalmente, ficará assim .
É assim que são marcados os recursos que não são apresentados em todas as configurações do programa.
Esses recursos estão disponíveis apenas nas configurações do programa Standard e Professional.
![]()
Esses recursos estão disponíveis apenas na configuração Professional.
Links para esses tópicos também são marcados
um ou ![]()
duas estrelas.
Nosso programa "na parte inferior das instruções" mostrará seu progresso.
Não pare por aí. Quanto mais você lê, mais usuário avançado você se torna. E o status atribuído do programa apenas enfatiza suas conquistas.
Se você estiver lendo este manual não no site, mas dentro do programa, botões especiais estarão disponíveis para você.
O programa pode explicar ao usuário qualquer item de menu ou comando exibindo dicas de ferramentas ao passar o mouse sobre o mouse.
Saiba como recolher este guia .
Também é possível obter ajuda do suporte técnico .
Veja abaixo outros tópicos úteis:
![]()
Sistema de Contabilidade Universal
2010 - 2026